Alergia a esmaltes? Pintando as unhas com responsabilidade!

Sempre adorei pintar as unhas e comprar milhares de esmaltes mas, quando comecei a me aprimorar nas técnicas para eu mesma conseguir pintá-las (o que me deixou muito feliz, pois trocava de cor várias vezes por semana e amava estar com as unhas lindas), comecei a sentir as pontas dos meus dedos coçarem muito. Eu nem imaginava que poderia ser alergia, então continuei pintando com os esmaltes que eu estava acostumada…  Até o dia em que acordei com o meu lábio inferior inchado e fui correndo ao médico, foi aí quando descobri que o Tolueno presente na maioria dos esmaltes estava me dando alergia. Logo que cheguei em casa, comecei a pesquisar e fiquei bem irritada por não achar muita coisa sobre esse tipo de alergia, e ainda pior quando vi as opções limitadas de cores que eu poderia usar.

De modo geral, 10% da população tem alergia a esmaltes, sendo que 95% dessas alergias são causadas pelo Tolueno, que é um solvente usado para a fixação do esmalte. O Formaldeído é o causador dos 5% restantes, estando presente na resina do esmalte, que dá aderência e durabilidade a ele.

Entre os componentes da fórmula dos esmaltes estão o Tolueno, Nitrotolueno, Dibutilftalato, Furfural e Formaldeído, porém em alguns países os dois primeiros já foram banidos, porque são cancerígenos. Mas, no Brasil, a Anvisa ainda permite a presença deles e não põe limite para a quantidade de Tolueno, por exemplo, que tem efeito cumulativo no organismo e também pode causar câncer. Então, meninas, fiquem espertas com os esmaltes que estão usando, olhem sempre os componentes!

 

Já experimentei várias marcas e fiquei muito feliz em saber que a Colorama está livre dessas substâncias, assim como os hipoalergênicos da Risqué.

Em uma pesquisa feita pela ProTeste (órgão de defesa do consumidor), a marca Risqué mostrou que possui Nitrotolueno e Tolueno – que eu não posso nem pensar em usar – e a Impala tem até nos hipoalergênicos o Dibutilftalato. As marcas que eu já usei de hipoalergênicos foram: Argento, Risqué e Impala.

Outro problema nessa história é o preço que encontramos nesse tipo de esmalte. Os hipoalergênicos geralmente são caros, pois a maioria é importada – já que alguns países proibiram os componentes que podem ser prejudiciais. As marcas importadas que já usei são: Revlon e Bourjois, que são ótimas!

A minha preferida é a Colorama, não sinto falta de variedade de cores e o preço é bom. Já que quinzenalmente mostrarei a variedade desses esmaltes, juntarei o útil ao agradável porque, além de bonitos, são saudáveis para todas as amantes de unhas lindas!

 

Segue uma listinha de esmaltes que são livres desses compostos, para quem tem alergia e para quem se interessou:

Nacionais: Colorama, Argento, Eclat, Impala hipoalergênico, Ellen Gold hipoalergênico, Ludurana, Zoya, Risqué hipoalergênico, Speciallità hipoalergênico, Top Beauty hipoalergênico, The Color Workshop, UNT Color.

Importados: Andreia, Bourjois, Catrice, China Glaze, Claire’s, Color Club, Eyeko, Jordana, Kiko, L.A. Colors, L.A. Girl, Mavala, Maybelline, Milani, Nfu-Oh, NYX Girls, OPI, Orly, Revlon, Sally Hansen, Sinful Colors, Tango…

 

Agora, vamos ao esmalte da semana:

Colorama cremoso: Puro Glamour. Lindo!

 

Espero que tenham gostado!

Beijinhos, Fernanda.

beijinhos

 
 

Comentar pelo Facebook

24 opiniões sobre “Alergia a esmaltes? Pintando as unhas com responsabilidade!

  • 16 de novembro de 2012 em 19:17
    Permalink

    Fernanda, vc vai mostrar nail arts?

    Resposta
    • 16 de novembro de 2012 em 19:23
      Permalink

      Oi Talita! Tem duas colaboradoras quinzenais de Esmaltes, cada uma posta numa semana. A Alessandra vai mostrar e ensinar nail arts, e a Fernanda vai falar sobre o tema de forma mais geral, abordando principalmente a questão da saúde 😉

      Resposta
  • 16 de novembro de 2012 em 22:23
    Permalink

    Não sou alérgica, mas adorei a post! Achei super esclarecedor, você vai ajudar muitas meninas =)

    Resposta
  • 17 de novembro de 2012 em 0:08
    Permalink

    Oi Isis Barrote, que bom que você gostou *.* Espero poder ajudar todas vocês 🙂

    Resposta
  • 17 de novembro de 2012 em 0:40
    Permalink

    verdade mesmo que em alergico a esmaltes agora tem mais variedades para se usar agora Colorama eu tambem gosto muito, dura mais e nao sai com facilidade e as cores lindas tem um brilho que so ele tem mesmo eo preço e muito bom parabens valeu

    Resposta
  • 17 de novembro de 2012 em 9:59
    Permalink

    Muito legal seu post Gabe!! Não tinha ideia que algumas marcas usam componentes cancerígenos! Até assustei!
    E suas unhas continuam lindasss!! (e eu continuo morta de inveja com minhas micro unhas hehehe)
    Beijão!

    Resposta
  • 17 de novembro de 2012 em 14:50
    Permalink

    Oi Fernanda, muito bom saber quais esmaltes usar sem medo.
    bjos.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2012 em 14:16
    Permalink

    Olá! Também sou alérgica a esmalte, mas ainda bem que agora temos mais opções! A Colorama está super de parabéns em nos “permitir” usar seus esmaltes com uma grande variedade de cores, adoroo! Adorei seu blog! bjo

    Resposta
  • 19 de novembro de 2012 em 21:50
    Permalink

    Isso é muito importante, tenho amigas que sofrem com alergia a esmaltes e pra piorar, são muito viciadas nos mesmos…seria muito bom se todas as marcas nacionais e importadas se tentassem fazer seus esmaltes 3-free e mantendo a qualidade.

    Se puder dá uma passadinha no meu blog http://nanirellas.blogspot.com.br/, e se vc gostar comenta e segue ok!!! 🙂

    E na fanpage https://www.facebook.com/pages/Nanirellas/280816888605236

    Obrigada, bjos

    Resposta
  • 21 de novembro de 2012 em 12:18
    Permalink

    Eu nao gostei, eu ADOREI.fique sabendo dos esmaltes, eu nao sabia que causava alergia alguns esmaltes. bjs- amei..

    Resposta
  • 28 de novembro de 2012 em 16:26
    Permalink

    Não sabia que existia esse tipo de alergia, mas é sempre bom tomar cuidado com os produtos que você usa, afinal sua saúde está acima de sua beleza!

    Resposta
  • 29 de novembro de 2012 em 11:27
    Permalink

    Nossa, já sofri com alergia do esmalte e custei descobri q era por por esse motivo. Depois de confirmado, começou minha batalha para buscar um esmalte q não me causaria aqueles sintomas, que deixava minha pele do rosto toda descamando e os dedos coçando em volta da cutícula. “terrível”. Não encontrava produtos para mim e fiquei um bom tempo sem usar esmaltes, porque o da risqué, além de caro, os hipoalegenicos não tem opção de cor e acho eles sem brilho. Enfim, a colorama com o tempo parece que eliminou a substãncia causadora de alergias e hoje uso e abuso, pois, amo ficar com as unhas pintadas.

    Resposta
  • 1 de dezembro de 2012 em 22:05
    Permalink

    Não tenho alergia a esmaltes e nunca pensei que causava alergia é vivendo e aprendendo.

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2012 em 18:33
    Permalink

    Olá, sou alérgica e foi muito difícil quando descobri…fiquei um bom tempo sem usar NADA, pois não encontrava esmaltes hipoalergênicos e quando encontrava eram muito caros (ainda são!)….eu só pudia usar os mais caros, pois os mais baratinhos continuavam dando alergia.
    Quando descobri os da Colorama foi a Glória!….mas para mim não são todos da marca que funcionam, só os da tampinha preta (Nutriverniz), os outros me deram alergia do mesmo jeito :/….mas pelo menos agora tenho mais algumas opções!!

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2012 em 12:23
    Permalink

    Gostei da matéria, mas mesmo utilizando esse tipo de esmaltes me da alergia,infelizmente não é para todos que isso funciona.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2012 em 17:27
    Permalink

    Como é bom encontrar pessoas que entende o que é sofrer com essa alergia. Nas mãos não tenho alergia. A minha concentra-se nas pálpebras que ficam muiiiito inchadas, vermelhas, coçando e depois de uma semana descamam. Quando é mais severa tenho outras partes do rosto atingidas. Demorei 10 anos pra descobrir o que era. Porém não fiz nenhum teste e o que percebo é que as cores escuras, principalmente o vermelho (que eu amo) são mais agressivos, então uso base e cores clarinhas, mas mesmo assim as vezes da alergia. Fiquei muito feliz em saber dessas marcas. O post está o máximo. Como você mesma disse, não há mutia informação sobre esse assunto. Obrigada.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2012 em 21:12
    Permalink

    Tenho alergia muito forte a esmalte, mas o colorama para minha alegria nunca me deu alergia (é muito mais barato que os hipoalergenicos… ADORO

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2012 em 18:06
    Permalink

    Olá amiga nossa nem imaginava que algumas formulas continham agentes cancerigenos.Agora vou cuidar mais,não sou alérgica pelo menos que eu saiba,mas adorei saber pois vou repassar para minhas amigas.bjus!

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2012 em 9:42
    Permalink

    Na proxima vez que pintar as unhas vou lembrar daqui. Fala serio tanta coisa que a gente acha comum, pode nos prejudicar todalmente, as vezes quando eu pinto as unhas com um esmalte novo, fica pinicando irritado, e logo tiro. Deve ser isso. Adorei o post.
    Vou usar Colorama apartir de agora

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2013 em 15:20
    Permalink

    Nunca tinha percebido a alergia a esmaltes, quando eu fazia minha unha meus dedos coçavam muito, mas não passava disso, descobri que tinha alergia mesmo no natal do ano passado, passei dia 24/12 e 25/12 com os dedos coçando e a boca também, e na minha boca eu tinha a sensação de ter tomado banho de mar o dia inteiro e parecia que tinha um monte de espinhos. Fui no dermatologista e ele me disse que eu realmente tinha alergia, fikei horrivelmente triste pois amo muiito esmaltes o_o. Ele me disse pra eu fazer um teste com os meus esmaltes mesmo pra ver se a reação voltava, fiz o teste e voltou pior. Agora tenho que voltar lá para fazer os exames para ver qual esmalte posso usar =(. E os esmaltes além de caros não tem tantas cores e efeitos legais como os comuns, gostaria que essas substâncias fossem proibidas aki no Brasil também, assim todas poderiam usar esmaltes sem preocupação *-*!!!!

    Resposta
  • 2 de julho de 2013 em 11:14
    Permalink

    sobre esse colorama ele me provoca uma reação de coceira em todo meu rosto, e em volata da minha boca fica parecendo uma queimadura resseca e depois descama.

    Resposta
  • 2 de julho de 2013 em 11:23
    Permalink

    Oi Talita! demorei 8 meses para descobrir minha alergia, sofri mto, da centura pra cima virei um jacaré e nem conseguia dormir, pq a noite a coceira era intensa, fui em 3 dermatologistas e o 3º foi quem descobriu.
    Hj uso os esmaltes antialérgicos argento, risque,impala e ñ sinto nada mais o colorama me da uma reação de pinicação em todo o corpo e eu fiquei mto triste pois ele é quem tem mais variedades de cores. Será q tem haver com ele essa coceira? bjs´

    Resposta
  • 25 de julho de 2013 em 10:21
    Permalink

    Oi Liane, tudo bem? Bom, com certeza isso é um sintoma de alergia, até pelo seu histtórico, eu andei usando muitos coloramas, e a linha única cama me deu alergia sim :(, porém eu tirei rápido e não agravou tanto… Mas você pode pedir para o dermatologista um teste de substâncias e ai fica mais fácil e menos arriscado para a sua saúde. Espero ter ajudado!!

    Resposta
  • 8 de outubro de 2013 em 11:02
    Permalink

    Olá! Eu também tenho alergia e já usei e uso esses esmaltes q ñ me dão alergia, mas minha unhas estão descamando e eu ñ sei oq fazer pra acabar com isso sem ter uma crise alérgica… O que eu faço???

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Renata Rocha ou Rê, 23 anos, mineira de BH. Estudante de jornalismo, é completamente apaixonada por ler, falar (muito) e escrever. Louca pelo universo feminino, ama assuntos sobre beleza e tudo relacionado à maquiagem, cabelos e unhas – o que é trazido há 5 anos neste blog. Pisciana que pensa com o coração, vive de sonhos e palavras!
















Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.


Coloque seu e-mail e receba os posts do blog: