犀利士是一種非常好用的壯陽藥,購買認準官網,台灣購買請訪問 https://yescialis.com/,犀利士國際知名品牌,安全有保證,可以獲得更好的硬度,小劑量可以日服。

Guia prático do estagiário

guia pratico estagiarios manual dicas

Olá gurias, voltei! Estive relendo alguns dos meus posts antigos e resolvi trazer pra vocês mais um da série guias práticos e manuais de sobrevivência. Ainda não leu meu post “Independência ou morte: Morando sozinha”? Clique aqui! Dessa vez, vou compartilhar algumas experiências de vida que podem ser úteis pra você que está ingressando no mercado de trabalho como estagiária. Afinal, todo mundo vai passar por essa fase, porque os cursos de graduação hoje exigem pelo menos um estágio curricular. Apesar disso, a minha recomendação é sempre aproveitar o tempo de faculdade pra se engajar na maior quantidade de estágios possíveis!

Os cursos de graduação “antigamente” eram um pouco mais generalistas e o pessoal fazia uma especialização ou pós depois que decidisse em qual área gostaria de se aprimorar. Atualmente, os cursos estão cada vez mais objetivos! Se antes, quando as escolhas não eram tão diversas, já era tenso decidir o que faríamos com o resto de nossas vidas, imagine hoje! Sem contar que esse pessoal está prestando vestibular cada vez mais novo, né? Mas, por mais específico que seja o seu curso, certamente ele vai te habilitar pra uma série de áreas de atuação. Na minha área (engenharia elétrica) existem várias opções: projetos, eficiência energética, desenvolvimento de produtos… Até na parte de projetos podem ser elétricos de residências, de indústrias, de usinas, de tantas coisas que dá até medo!

O estágio se torna chave na formação acadêmica, porque desde o começo você consegue filtrar as áreas que tem interesse e gostaria de se aprofundar e separar áreas que não tem tanta afinidade. Além disso, no final do seu curso provavelmente terão as famosas disciplinas “optativas”. As universidades geralmente segmentam a graduação em 2 ou  3 áreas, e você escolhe uma delas para cursar estas disciplinas mais específicas, depois de ter concluído mais ou menos a metade do curso. É bacana ter uma ideia da área na qual você pretende atuar – pra escolher matérias que tenham a ver com o rumo que você pretende seguir depois da formatura!

Sem contar que a experiência prática vai ajudar o seu desempenho universitário em tipo 100%. Dependendo do curso, a universidade traz o conhecimento de forma muito teórica, então o contato com a prática através do mercado de trabalho faz com que você entenda melhor as disciplinas, tornando o aprendizado mais natural! O estágio também é uma forma de você reconhecer o quanto antes se o curso que escolheu é realmente o que você quer ou o que esperava. Trocar de carreira não é vergonha pra ninguém! Muitas pessoas entram na faculdade com uma visão “romantizada” do curso e depois descobrem que a aptidão ou paixão delas está em outra coisa. Ter esta epifania durante o último ano do curso ninguém merece, certo? Olha o tempo e dinheiro que você investiu até ali! Às vezes, um estágio de férias poderia ter apontado o caminho um pouco antes…

Com base em todos esses comentários, resolvi trazer algumas dicas que podem ser úteis nessa jornada pelo mercado de trabalho! Vamos lá?

dicas estagio

 

1- Faça estágios… Vários!

Se não me engano, o acadêmico está habilitado pra estágio não-obrigatório desde o segundo semestre do curso. A gente sempre acha que, como calouro, não tem conhecimento pra nada e não vai conseguir uma vaga, aí resolve esperar até esta sabedoria chegar. Sinceramente, quanto mais você trabalhar, mais você vai perceber que precisa estar em constante aprimoramento acadêmico!

No começo pode ser difícil conseguir um estágio em empresas, mas é pra isso que servem as vagas na própria universidade. São várias opções pra aprimorar suas habilidades e engrandecer seu currículo! Minha sugestão é aproveitar a universidade em si durante os primeiros 3 ou 4 semestres. Como? Em tudo! Participe dos centros acadêmicos ou empresa júnior, se houver. Você não tem ideia da experiência administrativa e financeira que isso pode agregar! Busque vagas nos laboratórios de pesquisas. Geralmente, acadêmicos de mestrado e doutorado ou até os professores que desenvolvem estudos na universidade buscam voluntários pra auxiliar no trabalho.

Dica: Quem procura acha! Então arregace as mangas e mande bala.

 

2- Aceite estágios não remunerados

Perdoem o meu francês, mas acadêmico que é acadêmico vive ferrado de grana! Então a tendência é se agarrar à oportunidade de estágio com o sonho de sair da miséria… Bom, aqui eu venho pra dilacerar a expectativa porque, no começo, a grande chance de você conseguir um estágio é se ele for voluntário. Muitas vezes, quando calouros, nossa experiência é limitada. Veja o estágio como oportunidade de aprendizado!

 

3- Faça um bom currículo

Parece bobagem, mas sabe quanta gente acha que não tem nada pra colocar no currículo só porque “nunca trabalhou” na vida? Muitas vezes, temos impressão de que as nossas atividades são bestas, só porque não temos carteira assinada ou remuneração. No entanto, aquele trabalho voluntário que você fazia pra acompanhar sua avó mostra seu lado altruísta! A prática de esportes atesta disciplina e comprometimento… Cuidar dos seus irmãozinhos comprova responsabilidade, e assim por diante.

Dica: Escreva em uma folha de papel aquelas qualidades mágicas que todo o currículo pronto que você pode baixar pela internet traz: proativo, responsável, facilidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, relacionamento interpessoal… Agora, procure atividades do seu dia a dia que comprovem essas características! Coloque um cabeçalho com suas informações pessoais. Adicione um parágrafo sobre sua instituição de ensino e curso de graduação seguido destas atividades que você acabou de selecionar, com uma breve descrição delas, e voilà: TEMOS UM CURRÍCULO! Simples, não é mesmo?

 

4- Tenha disciplina

Agora você está estagiando, parabéns! Vamos falar sobre alguns cuidados essenciais… O primeiro deles é a pontualidade. Dependendo do seu estágio (empresa júnior, por exemplo), você não terá um horário fixo, mas mesmo assim é legal dedicar um número de horas diárias às suas atividades e monitorar essas horas pra ter certeza de que seu tempo está rendendo da forma como deveria.

Em empresas, você provavelmente terá um horário definido, no entanto, é comum que os estagiários não “passem crachá” pra registrar entrada e saída. Isso não é desculpa pra dormir dez minutos a mais todos os dias e chegar atrasada!

Dica: Faça um controle de horários em uma planilha do Excel (existem várias pra download na internet) e seja sincera em relação aos atrasos ou não. Às vezes, o choque de constatar que chegou atrasada 15 vezes em um mês é a motivação necessária pra ficar 5 minutos a menos no banho!

 

5- Aprenda a ouvir

Provavelmente vocês todas já assistiram “O Diabo Veste Prada”… Assim que Andy começa a trabalhar na revista Runaway, ela precisa lidar com uma série de ordens desconexas de sua extravagante chefe. Parece mentira, mas no começo o seu estágio vai ser muito semelhante, ou seja, um amontoado de informações que te dão a sensação de ‘oh meu deus eu nunca vou pegar o jeito disso aqui’.

Acredite, você vai! Pode ser um pouco confuso no começo. Não é por mal, mas cada emprego tem uma dinâmica e nem sempre as pessoas vão poder parar tudo o que estão fazendo pra te explicar com detalhes como realizar suas tarefas, por isso foco e proatividade são essenciais.

Isso não quer dizer que você precisa sair adivinhando o que precisa ser feito e muito menos que deve sair tomando decisões e executando atividades sem dar satisfação, isso pode ser desastroso! Questione seu orientador quando as instruções não estiverem claras e PRESTE ATENÇÃO em cada uma. Como eu disse antes, nem sempre as pessoas terão tempo de te ajudar, por isso, quando se dispuserem, esteja atenta pra não precisar perguntar a mesma coisa duas ou três vezes.

Dica:  Papel e caneta, SEMPRE. Anote onde estão as coisas, nome das pessoas responsáveis, telefones importantes. Mais importante do que saber fazer é saber onde buscar as ferramentas e informações necessárias!

 

6- Informe-se

Essa aqui é válida desde o processo seletivo pra vaga de estágio! Pesquisar sobre a empresa onde você pretende estagiar e as atividades do departamento em que você quer atuar é muito importante… Primeiro pra evitar surpresas caso venha a conseguir a vaga e, segundo, pra não fazer papel de boba durante a entrevista – falando sobre como você você virou vegetariana, sendo que a vaga é pra trabalhar na agência de marketing da Friboi.

 

7- Vista-se de maneira adequada

Toda ocasião tem seu código de conduta e vestimenta. Seu estágio não é diferente! Assim como você não iria de tênis a uma cerimônia de casamento, você não deve ir de Havaianas para uma entrevista de emprego ou uma reunião com um cliente.

Aqui entra o lance de estar bem informada! Você precisa saber quais atividades vai executar pra saber a melhor forma de se vestir. Imagine ir trabalhar com aquele seu scarpin salto 15 divino e passar o dia subindo e descendo escadas pois o departamento que presta suporte ao seu não fica no mesmo andar?  Com certeza uma sapatilha delicada teria salvado seus pés, ao mesmo tempo que manteria o figurino elegante.

Dica: Inspire-se em alguém que trabalha com você! Observe como ele ou ela se veste e procure adaptar seu estilo conforme o ambiente de trabalho. Apesar disso, caso seu local de trabalho permita, é legal manter um figurino reserva pra situações inusitadas, seja em uma mochila embaixo da mesa, no carro ou onde for possível!

Vou explicar… Imagine que você trabalha em uma agência de marketing e teve a oportunidade de participar de uma reunião com um cliente super VIP justo no dia em que acordou meio atrasada e saiu com uma roupa bem mais ou menos. Não existe figurino básico que não fique divo com um salto, cinto e acessórios (brinco+colar ou pulseira)! É uma forma simples de estar preparada pra situações inusitadas.

O mesmo vale pra uma situação inversa. Como falei, minha área é engenharia e meu primeiro estágio foi em um departamento de vendas. Como lidávamos muito com clientes e tínhamos várias reuniões, eu sempre tinha que estar bem arrumada, de camisa, salto e tal… Uma vez, DO NADA, eu fui chamada pra acompanhar uma inspeção na fábrica de um fornecedor e, fábrica, minhas queridas, é com sapatão, capacete e óculos de proteção que, por sorte orientação do meu pai, eu tinha no carro. Então, caras leitoras, versatilidade é fundamental!

 

8- Não finja ser o que você não é

Uma vez eu participei de um processo seletivo que tinha aquelas famosas dinâmicas de grupo; foi mais ou menos assim: o grupo todo foi divido em três equipes cujo objetivo era a construção de um castelo. Uma equipe faria a fundação, outra faria o corpo do castelo e a terceira faria as torres. Só que as equipes não poderiam conversar entre si, apenas o líder da tarefa poderia passar as informações entre os grupos e fornecer o material pra confecção do castelo! Pois bem, tinha um rapaz que queria MUITO se destacar em todas as atividades e insistiu horrores pra ser o tal líder e, sinceramente, ninguém se opôs. Pode não parecer, mas delegar tarefas, processar várias informações ao mesmo tempo e organizar um grupo grande de pessoas é BEM DIFÍCIL. Pra encurtar a novela, o castelo infelizmente não ficou em pé e todas as equipes ficaram um pouco frustradas com suas atividades…

Seu estágio vai permitir que você participe de projetos diversificados e é importante saber a melhor forma de contribuir. Não assuma papéis que você não se sente preparada! Apesar da importância de se desafiar e sair da zona de conforto, é melhor ser lembrado como aquele que executa trabalhos simples mas com excelência – do que como o estagiário que bagunçou uma tarefa grandiosa. Às vezes, menos é mais. Por isso, faça o seu trabalho da melhor forma possível, SEMPRE.

 

9- Esteja disponível

Muita gente tem a ideia de que o estagiário é aquele que tira cópias, carrega pastas e traz cafezinho. E existe uma chance de que, no começo, seja assim mesmo… Seja humilde e sujeite-se a tarefas por mais “sem importância”que elas pareçam! Grandes oportunidades de aprendizado estão aqui.

Ofereça-se pra alcançar as ferramentas enquanto o técnico executa a manutenção do equipamento e aproveite a oportunidade pra perguntar como aquilo funciona. Faça inventários. Encaderne documentos. Leve a correspondência ao correio, mas evite ficar ociosa!

Dica: Estar disponível é sempre procurar algo pra fazer!

 

10- Dê satisfação

Como eu coloquei ali em cima, ser proativa não é o mesmo do que sair tomando decisões e fazendo as coisas da forma que você acha que elas devem ser feitas. É importante que  seu orientador de estágio esteja a par de tudo o que você estiver fazendo, seja através de reuniões periódicas ou estando em cópia de todos os seus e-mails!  Lembre que ele é responsável por você. Além disso, ele precisa estar ciente de suas atividades e da forma como você vem executando pra poder te dar sugestões de melhorias ou atribuir maiores responsabilidades.

 

11- Tenha interesse pela sua área

Manter-se atualizada nunca sai de moda! Leia sobre sua profissão, faça cursos em seu tempo livre (eu sei que ele é escasso, mas faça o esforço), aproveite seu estágio pra participar de feiras ou congressos, peça para acompanhar seus colegas ou superiores em reuniões, visitas comerciais, trabalhos de campo…

 

12- Prática = perfeição

Ninguém nasce sabendo e a melhor forma de aprender é treinando! Procure identificar tarefas que você tem dificuldade ou ferramentas com as quais não está familiarizada: falar em público, delegar tarefas, Excel, banco de dados da empresa, Corel Draw ou o que quer que seja e pratique.

Busque ajuda com seus colegas de trabalho, procure informações em livros ou na internet… Você não faz ideia da quantidade de cursos gratuitos disponíveis pelo Youtube. Então, mão na massa!

 

13- Peça um feedback

A política do estágio, geralmente, conta com uma avaliação mensal, trimestral ou semestral. Caso possa contar com isso, ótimo! Aproveite a oportunidade pra refletir sobre pontos fortes e o que precisa melhorar. Se por acaso você não tiver um método de avaliação bem definido, programe-se pra conversar periodicamente com seu supervisor ou orientador  e questionar a respeito de seu desempenho.

 

14- Saiba administrar seu tempo

Esteja sempre atenta aos prazos e jamais deixe tudo pro último instante! Faça uma lista de todas as suas atribuições e deadlines e organize-as de acordo com a urgência. Ao final do expediente, faça uma avaliação mental de tudo que cumpriu, assim poderá planejar melhor seu próximo dia de trabalho. Analise também se o seu ritmo de trabalho está de acordo ou se suas atividades estão se atrasando e acumulando!

 

15- Cuidado com as redes sociais

Imagine seu chefe lendo um post seu no Facebook que é do tipo “status: quase dormindo aqui no estágio” ou vendo uma foto sua no Instagram sentada em cima da máquina de xerox com a descrição “aproveitando o material de escritório”… Melhor não, né?

Grandes empresas, principalmente aquelas com ações na bolsa de valores, tem código de conduta aplicado aos seus funcionários e você pode se encrencar bastante por expor uma marca a uma situação que parecia engraçadinha e inofensiva. Por isso, seja responsável na forma como você expõe seu ambiente de trabalho e seus colegas nas redes sociais, pois tudo que você escrever poderá ser usado contra você no futuro.

 

 16- Socialize, mas mantenha limites

Já que estamos aqui, vamos falar também sobre alguns limites importantes. Por mais que seus colegas de trabalho sejam amigáveis, você não deve tomar um porre na festa de encerramento da empresa ou aparecer no happy hour do departamento com roupas de balada. Uma coisa é você falar sobre seu novo cachorrinho na sala do café, e outra bem diferente é chorar as pitangas sobre o término do seu último relacionamento!

É bom manter um certo limite entre sua vida pessoal e profissional até pra evitar fofocas e intrigas desnecessárias, afinal, você quer ser reconhecida pelo seu desempenho profissional, certo?

 

Finalizo o post com três verbos essenciais, seja pra estagiários, empregados ou empreendedores:  errar, aprender e corrigir. Todos nós erramos diariamente! O mais importante é saber reconhecer seus erros, identificar porque aconteceram, aprender com isso e se esforçar pra acertar na próxima.

 

Espero ter contribuído! Grande beijo e até a próxima ❤

 

Comentar pelo Facebook

2 opiniões sobre “Guia prático do estagiário

  • 21 de outubro de 2015 em 19:01
    Permalink

    Muito boas dicas.
    errar, aprender e corrigir é assim que se caminha.

    Resposta
  • 21 de outubro de 2015 em 21:37
    Permalink

    brilhou como sempre clah! amo seus posts (: tô procurando estagio e com certeza vou seguir as dicas

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Renata Rocha


Renata Rocha, 25 anos, mineira de BH. Estudante de jornalismo e terapeuta holística, é completamente apaixonada por ler, falar (muito) e escrever. Louca pelo universo feminino, ama assuntos sobre beleza e tudo relacionado à maquiagem, cabelos e unhas – o que é trazido há 8 anos neste blog. Pisciana que pensa com o coração, vive de sonhos e palavras!



Something is wrong.
Instagram token error.
Load More
















Coloque seu e-mail e receba os posts do blog: