Como lidar com a ansiedade de forma construtiva

A ansiedade já se tornou o mal do século… Isso é um fato indiscutível. Só os outros ansiosos sabem o que a gente passa diariamente. Mas podemos, sim, aprender a lidar com ela! Por mais difícil que seja, sempre há um jeito mais leve de levar as situações. Por isso, hoje resolvemos trazer algumas dicas cheias de positividade ❤ Confira!!

 

  • Reconheça que há algo diferente

Reconhecer que não está tudo bem é um dos primeiros passos pra sair do fundo do poço (ou nem chegar lá, com sorte). É preciso coragem, autocrítica e força pra entender que a situação não tem controle e externar o que se passa com você pra que tudo fique bem! Reconhecer é importante e não um erro; não te faz pior que ninguém.

 

  • Conte com alguém próximo

É essencial alguém pra desabafar, nem que seja um terapeuta. Um amigo, uma amiga, algum familiar. Desde que seja alguém que te conforte e gere menos ansiedade, é sempre bom ter com quem contar em uma crise, um momento tenso ou simplesmente pra poder falar um pouco como se sente.

 

  • Procure ajuda profissional

É sempre importante um acompanhamento profissional e próximo pra ajudar, não só nas crises mas a se encontrar, buscando a melhor solução pra si e os próximos. Terapia não é ruim; ajuda demais a chegar em pontos preciosos e necessários! Psiquiatria é mais que necessária nos dias de hoje e em uma sociedade tão doente e apática. Não tenha vergonha em procurar ajuda de quem entende, estuda e trata sobre o que te atormenta. Procure indicações com pessoas próximas, não desista na primeira tentativa! Teste possibilidades, tratamentos. Não desista!!!

 

  • Assista, ouça, leia, inspire-se e acompanhe o que te faz bem

Sabemos que o time da sofrência sintoniza na Adele (quem somos nós pra julgar?) quando a coisa fica feia, mas o ideal é se colocar pra cima e não o contrário. Colocar um álbum incrível pra tocar, ler aquele livro, alegrar as coisas! Ou, se o astral estiver muito baixo, temos comédias excelentes na Netflix, Popcorn Time e Social Comics, por exemplo. É sempre bom conseguir rir, abstrair, sentir uma música… Desconectar-se da tensão e aproveitar o momento. Por que não?!

 

  • Trace objetivos

Quando estamos muito focadas em tratar uma doença, nós podemos cair na tentação de focar apenas no problema e não na solução. Pra não cair nessa furada, o ideal é traçar metas a longo prazo e com meios razoáveis pra se conquistar esses objetivos! Planeje algo que seja possível dentro da sua realidade e batalhe dia após dia até conseguir. A vida é assim… Infelizmente ela não para pra gente se recuperar.

 

  • Teste técnicas pra lidar com as crises de ansiedade

Como você lida com as crises? O ideal é testar várias técnicas até que alguma delas ajude nos piores momentos. A que eu mais me adaptei foi o método de respiração Mindfullness – que é cientificamente comprovado, meu médico que me aplicou nele e realmente me ajuda muito. Alongamentos, meditação, yoga, ‘tai chi’ e atividades que te colocam mente e corpo se desafiando e surpreendendo são ideais também! Eu, particularmente, faço todos os alongamentos possíveis quando bate alguma crise ou bad.

 

  • Tenha sempre uma válvula de escape ou distração

Que seja ter um tiro ao alvo no quarto, que seja caminhar ou malhar, que seja se encontrar com alguém: se distraia. Pela sua sanidade mental: você precisa socializar, encontrar algo que desperte o seu interesse (por mais impossível que possa parecer), apostar em si mesma. Se você ama dormir muito, reserve um dia pra isso toda semana e, nos outros, corra atrás dos seus sonhos loucamente. É provável que você tenha resultados incríveis!

 

Além disso, crie uma trilha sonora otimista pra momentos tensos, converse com quem convive com problemas semelhantes e coloque os sentimentos no papel 😉 #escreva #ficadica

 
 

Comentar pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Renata Rocha ou Rê, 23 anos, mineira de BH. Estudante de jornalismo, é completamente apaixonada por ler, falar (muito) e escrever. Louca pelo universo feminino, ama assuntos sobre beleza e tudo relacionado à maquiagem, cabelos e unhas – o que é trazido há 5 anos neste blog. Pisciana que pensa com o coração, vive de sonhos e palavras!
















Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.


Coloque seu e-mail e receba os posts do blog: